terça-feira, 8 de maio de 2007

Comentário sobre o texto: “libertar os animais: Humanizar a vida” do le monde diplomatique


O texto trata sobre a questão a muito discutida, e nunca resolvida, dos mal-tratos aplicados aos animais. Não só os silvestres que há muito têm quem lute por eles, mas também pelos domésticos. O texto se apóia nas teorias do professor americano de direito Gary Francione. O próprio Lê Monde Diplomatique-Brasil havia publicado o Manifesto pela libertação dos animais, que nada mais é que uma síntese das teorias de Gary. O manifesto procura mostrar àqueles que torcem o nariz aos discursos pró-direitos dos animais, que libertar os animais é uma maneira de se reumanizar, de acabar com as barbáries que o ser humano comete contra si mesmo.
O texto defende ainda a necessidade de repensar o tratamento dado aos animais, põe em choque a quantidade e o modo como os animais são mortos. As condições em que nascem e que permanecem até a hora de sua agonizante e cruel morte. Sendo um pouco mais ortodoxo, Gary sugere que o hábito de comer carne está desnecessariamente implantado na nossa cultura. E propõe ainda que a mercantilização dos nossos tempos é o que ainda estimula o comércio dos animais. Pois essa sociedade que tudo compra e tudo comercializa, considera os animais como meros produtos a serem utilizados da maneira que lhes couber. Além das experiências desnecessárias realizadas com animais, em faculdades, por exemplo, onde recursos audiovisuais seriam suficientes. Sem o reconhecimento de que aquele animal possui a capacidade de sofrimento. Na condição de coisas eles têm que ser rentáveis. E mesmo por essa óptica, Gary ainda expõe o alto custo de produção de um kilo de carne se comparado a outros gêneros alimentícios como o trigo, por exemplo. O autor é feliz ao ressaltar toda a genialidade do manifesto e das teorias de Gary conseqüentemente, sem é claro esquecer de aplacar os radicalismos. Afirmando que todo fundamentalismo é infeliz. E o que se vê é a abordagem de uma questão extremamente necessária com um olhar cuidadoso e bem baseado.

Um comentário:

Anônimo disse...

rapidshare ebook douglas preston http://audiobooksworld.co.uk/de/authors/?letter=Ew can't read ebook [url=http://audiobooksworld.co.uk/fr/authors/?letter=S&page=42]wowio ebook downloads[/url] free kindle ebook warez