quinta-feira, 3 de maio de 2007

A Hipócrita Sociedade

A economia de energia elétrica é um dos assuntos mais enfatizados no texto, segundo o autor isso não significa apenas economizar por causa dos custos em dinheiro e sim em busca de uma melhoria da sociedade para que haja uma diminuição da desigualdade social. Uma questão bem interessante é que falamos tanto da pobreza no nosso país e muitos não imaginam que em paises localizados na África, por exemplo, a população não tem acesso aos tipos de energias que possuímos aqui, pois até para cozinhar seu alimento, as mulheres passam horas do dia procurando madeira ou até mesmo lixo para servir de combustível para seu fogão, no caso do lixo, é perigoso o bastante, pois ao ser queimado transforma-se em um tipo de energia chamada de Biomassa em que os vestígios deixados pela fumaça produzida são tóxicos, nocivos a saúde do ser humano podendo lhe causar até a morte, como acontece com muitas mulheres e crianças.

Apesar de o texto ser um pouco apelativo, as temáticas jogadas são explicadas de modo bem coerente, o problema é a falta de verba e incentivo para pôr em prática, ele estabelece uma relação de pobreza em que os próprios paises precisam ajudar e ser ajudados, ou seja, ele propor a igualdade social pelo menos entre os paises, porque para se ter acesso não só aos tipos de energia como também a saúde pública, escolas, moradia, emprego, tudo isso favorece a melhoria e ele interliga a energia a esse ponto levantando várias polêmicas como: como as crianças vão estudar se não tem luz a noite? Como resfriar os hospitais públicos para que se tenham um bom atendimento? Etc. Um exemplo bem comum são os automóveis que além de poluir o meio ambiente, causam acidentes, muitas vezes com vários óbitos, isso acontece devido à hipocrisia da sociedade.

Basicamente é essa a relação, precisa-se ter uma junção dos paises para propor os problemas, discutir e melhorar. Mas a pergunta é: qual o país que vai defasar sua economia para ajudar o outro? Muitas temáticas vão ser levantadas ainda sobre essa questão, pois a desigualdade social não irá diminuir “de um dia para o outro” como diz o ditado.


*Baseado no texto: Muito Mais que Novos Combustíveis

Jornal LE MONDE DIPLOMATIQUE

http://diplo.uol.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto polly! realmente esse é um tema que merece destaque :*** xeirão! Ai meu Deus Preciso postar aqui :/