quinta-feira, 22 de março de 2007

Sem maquiagem, com calcinha e muita determinação!


Filha de um indiano e uma americana, Norah Jones Shankar traz a música nas veias, seu pai era citarista. E embora ela tenha ido morar longe dele aos quatro anos de idade, preservou a raiz musical tão forte, que formou-se em jazz piano na University of North Texas.

Norah começou a tocar em 99, com a sua banda wax poetic pelos bares de Nova York. Muito influenciada pelo jazz, folk e o soul ela lança seu primeiro álbum “Come Away with Me” em 2002, sucesso de crítica e público. Norah ganha então projeção mundial. A cantora e pianista acerta em cheio na sua combinação de ritmo cadenciado e algumas influencias countries, fortemente presentes em seu segundo trabalho: “Feels Like Home”.E novamente norah cai nas graças da crítica.

Depois de seu sucesso quase instantâneo, a suavidade e a tranqüilidade da voz e das músicas de Norah começam a “incomodar”, a mesma crítica que antes a elogiou. Aí então a menina prodígio passa de doce e agradável a “monótona e sonolenta”. A cantora defende-se sempre, afirmando que só por que é “cara-limpa, tem relacionamento estável e usa calcinha” é criticada por seu temperamento calmo.

Apesar de todas as críticas, srtª Jones lançou em Janeiro deste ano sua mais nova obra (obra-prima diga-se de passagem) “Not Too Late” que segue sim, o seu estilo desacelerado e suave mas de maneira alguma monótono. Gravado em casa em pleno coração de Manhatan sem prazos ou pressões “Not Too Late” é com certeza a expressão de uma grande musicista cada vez mais madura e consciente do que quer. Sem se deixar envaidecer por quem a elogiava nem influenciar por quem a critica. Norah se diz consciente da volubilidade da opinião dos críticos e diz ainda se importar apenas com seu compromisso com o público que segue tão fiel a ela quanto ela à musica.

A garota nada polêmica, pode até parecer para alguns se perfazer em sua timidez no palco e sua reserva na vida. Mas o que realmente importa é a atitude de coragem de Norah Jones de manter firmado o compromisso maior que todo artista de essência mantém, o compromisso com a música.


Rayssa Medeiros