domingo, 3 de junho de 2007

Contrastes

Tida como a capital mais verde do Brasil, João Pessoa vem se deparando com administrações que deixam muito a desejar no aspecto cultural dessa calma, bela e acolhedora cidade.
Com mais de 420 anos de história, a terceira mais velha cidade do país se perde em tanto encanto. Porém passear pelo seu centro histórico nos da um mesclar de admiração e pena. Obras soberbas, mas que se apresentam tomadas por cupins e mato,um total descaso. Lugares amplos, com pouquíssima violência e de fácil acesso, mas que, infelizmente, não fazem parte dos planos de cuidado dos governos. Investimento na cultura e no lazer? Onde? Se até o Zoológico não tem condições alguma para passeio, com animais que não se sabe como ainda estão ali e com sujeira espalhada por todo o lugar. Se a tão conhecida e antiga Bica da cidade secou, já era, virou lenda. Se as esplendorosas praças históricas não passam de lar para pessoas que não tem onde morar.
Embelezar superficialmente a cidade? Fácil de mais! Esquecer o início e alicerce da mesma? Mais fácil ainda! Visto que boa parte da própria população está mais preocupada com o lugar que habita o Porteiro do Inferno e com outdoors que vão de encontro aos princípios morais da Igreja.João Pessoa não é só praia nem tão somente Lagoa. Temos história, prédios possuidores de uma arquitetura brilhante, rara de se encontrar. Capital mais que linda e adorada. Não é possível que essa encantadora cidade se deixe cair em ruínas e exalte tanto o lugar do Porteiro do Inferno.

Nadja Braga, estudante de Jornalismo da UFPB

2 comentários:

Pollyanna Gomes disse...

hehehehehe
seja bem vinda Nadja
adoreiii o texto,falando dessa cidade q adotei p morar
obrigada pela contribuição
=***

Anônimo disse...

Muito bom posicionamento! ótimo texto tbm :** bjão nadjococa!