sábado, 2 de junho de 2007

Emails sobre o criança esperança

Como Andréa havia prometido, ela me mandou hoje os emails que ela não pôde ler em sala sobre o criança esperança. Estou aqui postando os dois. Obrigada Déa pela contribuição e vocês leiam com atenção e tirem suas conclusões.


e-mail sobre impostos da Globo

“Criança Esperança - Você pagando o imposto da Rede Globo.

Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: Doação feita à Unicef no valor de (aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças aos babacas que fazem as doações! Agora vai você colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro criança esperança. Não pode, sabe por que? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o Unicef é aceito.E não há crime nenhum aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém é descontado na Receita Federal como doação da Rede Globo e não sua”.

e-mail em defesa

“Quando li o e-mail, de imediato, não acreditei na autenticidade das informações ali contidas. Não conheço a pessoa que o subscreveu, já que não consta no texto, mas resolvi checar. Não que eu seja fã da Globo, porém, a denúncia era muito séria e merecia ser esmiuçada.

O “esquema” relatado é juridicamente impossível, já que não é qualquer doação que pode ser deduzida, muito menos aquelas feitas por telefone a entidades que sequer existem, como acredita o amigo ser o Criança Esperança.

Há vários tipos de deduções, com alíquotas diferentes, e sempre a entidade (com um CNPJ próprio) necessita ter algum tipo de Certificado ou mesmo Projeto aprovado, como o da Lei Rouanet. Caso contrário, a doação deve ser feita a algum fundo público social, como os Municipais de amparo à Criança e ao Adolescente, por exemplo. Não é possível também doar serviço ou cobrar custo com artistas e depois efetuar qualquer tipo de dedução.

Pois bem, mesmo sabendo disso, resolvi investigar. Acessei o site http://criancaesperanca.globo.com e cliquei no ícone “Doe agora”, já que as doações pela internet podem ser feitas durante todo o ano.

Para fazer um teste, gerei um boleto bancário em meu nome no valor de R$ 500,00. Como Cedente aparece o nome “Criança Esperança” e no campo CNPJ o número 03.736.617/0001-68.

Depois disso, acessei o site da Receita Federal e chequei a situação cadastral do CNPJ informado no boleto. Trata-se do CNPJ da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (nome fantasia “Representação da Unesco no Brasil”), cuja sede fica em Brasília.

Diferente do que afirma o autor do e-mail, quando se doa para o Criança Esperança, não se coloca o dinheiro na mão da Globo pra ela manipular como quiser, doa-se diretamente à Unesco que tem legitimidade para transferir quantias à outras Associações que têm o mesmo objetivo estatutário (a lista de entidades beneficiadas também pode ser consultada pela internet).

Pela lei não é possível fazer qualquer tipo de dedução quando se doa a um organismo internacional, mesmo que seja à sua extensão brasileira.

Não satisfeito, entrei em contato, por telefone, com a Unesco. Primeiro liguei para São Paulo (11- 3105-7606) e depois me passaram um contato da sede de Brasília (61-2106-3500). Fui extremamente bem tratado e relatei o que tinha acontecido. Disse que, como habitual doador do Criança Esperança, precisava checar as informações de qualquer maneira e que, como acredito ser a Unesco um órgão totalmente transparente, não me negariam quaisquer esclarecimentos.

Disseram-me o que já sabia!

TUDO que é arrecadado com o Criança Esperança, sem exceções, é destinado diretamente à Unesco que, posteriormente, distribui entre dezenas de ONGs do território brasileiro (este ano foram 64).

TODO o custo para a realização da campanha é arcado por aqueles que se dispõe a oferecer produtos e serviços. Por exemplo, a Globo vincula as chamadas e a própria campanha na TV e realiza o show de encerramento. Os cantores e artistas que se apresentam não cobram nada e até mesmo a empresa que recebe as ligações, as companhias telefônicas ou as instituições financeiras abrem mão de receber qualquer tipo de remuneração pelo trabalho que prestam. É assim que funciona.

O fato de um banco não cobrar pela ficha de compensação, ou a empresa do 0300 pelo serviço técnico, ou um cantor pela apresentação no show de encerramento, não lhes permite deduzir qualquer quantia no Imposto de Renda, já que doações em dinheiro só são feitas à Unesco.”

4 comentários:

Fernanda Eggers disse...

Beeeem...
Eu já havia consultado meu pai, que trabalha na Receita Federal, a respeito disso...
E ele disse que sim, que as doações feitas por telefone não podem ser descontadas do imposto de renda, porque vc a faz à Globo, e não à Unicef. E sim, a Globo junta esse dinheiro e doa à Unicef no nome dela e abate no imposto de renda.
Caso você entre no site e doe é diferente, pois vc está doando direto para a ONG que deseja ajudar, não para uma empresa que vai repassar esse dinheiro à instituição em questão.
E infelismente, não é ilegal que a Globo faça isso. É uma brecha da Constituição que é aproveitada pela Globo e por outras empresas.

Pollyanna Gomes disse...

isso verdade
poucas empresas sabem, mas elas podem investir em cultura,educação e não pagar os impostos...é o q faz uma outra empresa tb ligada a unicef q eu não vou dizer o nome,mas ela repassar dinheiro para ajudar as crianças e com isso contribui para construir uma mehor sociedade e fica insenta dos impostos...é + ou - isso...

Simão Vieira de Mairins disse...

Diante dos comentários acima, não enho mais o que dizer além de concordar. Só quero acrescentar que cada vez mais me fascina a possibilidade, que a Internet bem usada cria, de libertar a informação dos interesses meramente econômicos. Já havia recebido esse e-mail de algumas pessoas totalemnte diferentes, que nunca nem ouviram falar em vocês!

Anônimo disse...

Olá pessoal de televisão e produção do BBB, infelizmente não fui selecionada p/ participar desta maravilha de casa.Já enviei 4 formulários e não vou desistir. Por que meu lema e querer, poder e conseguir com garra e determinação e sem passar por cima de ninguém. Bom! realmente só queria uma oportunidade já que nunca ganhei em jogo nenhum, gostaria de tentar jogar este jogo e mostrar p/ algumas pessoas quem eu sou, como sou e o que vou mostrar dentro da casa. O que não falta em mim e criatividade. Adoro brincar, fazer surpresas inesperadas, não sou inteligente mais o meu modo de pensar vai mudar muitas opiniões ao meu respeito. Sou mãe e quero entrar na casa com um único objetivo; ganhando este dinheiro para manter meu filho em uma ótima escola, educação escolar e tudo, não tenho um estudo legal por que sou uma mulher sonhadora e gosto de fazer o que me der na telha, mais com moderação e respeitando o espaço dos outros. Não tenho um corpo nossa!!! que maravilha de mulher mais sou bonita. Mais não e isso que conta né? e sim a simplicidade, carisma, alto astral enfim ... uma pessoa positiva e alegre p/ alegrar e agitar esta casa mais vigiada do que nunca vimos igual. Bom!! querem provas do que estou falando? Bom!! só tentar me escolher p/ uma entrevista comigo ou com amigos próximos ou não muito próximos e vcs vão saber como sou . Trabalho em um Sindicato de Editores de Livros , muitos me chamam de Helena Naja ... mais meu nome verdadeiro e Márcia Helena... gosto que me chamem de Helena ou pelo meu apelido ( NAJA ) Naja ? por que Naja? Rsrsr... Bom!! me apelidaram por que amo meus olhos e adoro pintar-los, e fico com um olhar de cobra rsrsr... olhos puxados e penetrantes rsrsr... e o que falam... Bom! tenho 29 anos, trabalho como Recepcionista há 4 anos no (SNEL) Rio de Janeiro. Amo o que faço. Tenho um filho de 11 anos, namoro 1 ano e 4 meses. Moro cozinha com meu filho no bairro de Brás de pina Rio de Janeiro , Minha família e pequena mais e tudo que tenho, gostaria de comprar um terreno enorme p/ que eu sinta minha família bem próxima de mim, este dinheiro vai abrir muitas portas ... sei que dinheiro tb não e tudo, mais adianta muito quando estamos em dificuldades né?
Bom! falei muito de mim, mais não o bastante p/ me conhecer melhor... quer me conhecer só mais um pouquinho? Ok!! meu e-mail : Helenanaja@yahoo.com.br ou pode me encontrar e falar comigo no MSN : helenanaja@hotmail.com ou me encontrar no Orkut : só procurar por Helena naja .... vc vai encontrar uma palavra escrito =-) NAJA bem grande =-)

Bom!! tenho que trabalhar um pouquinho se não o trabalho não rende né? bjks e tenho muita fé e esperança que tudo tem sua hora... quem sabe a Red Globo me chame p/ o próximo BBB 9 né? 1.0000 bjks p/ todos e muita luz no coração de cada um de vcs... fuiiiiiiii

Ass: Helena Naja =-)