domingo, 3 de junho de 2007

A Pura Realidade


Ao avistar o mar, estava lá, uma das maiores entre as criaturas, um poderio imenso, nos olhos de fuga perdidos estava o tormento, a dor, a figura de um animal feroz e ao mesmo tempo uma dócil baleia.

O maltrato aos animais é a pura realidade da falta de consciência da humanidade, quantas espécies estão em extinção? Têm-se projetos voltados para a preservação da fauna e flora, mas o incentivo da população ainda é muito precário, se um humano toma o habitat de algum animal ele não injustiçado, mas se um animal protege o seu habitat é tido como um ser agressivo.

Segundo o IBAMA, nos últimos cem anos milhares de espécies entraram em extinção, um dos fatores que contribuem para isso é o tráfico de animais silvestres, principalmente dos que habitam a Floresta Amazônica, dentre eles é possível citar: Ararinha, Arara-Azul, jaguatirica, lobo-guará, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatú-canastra, veado-campeiro, entre outros. Além desses animais, o litoral brasileiro, hoje conhecido por Amazônia Azul, uma faixa com alta área habitada por diversas espécies aquáticas, está passando por mudanças, tudo isso ocasionado pelo próprio homem, ainda existem espécies desconhecidas, claro, isso ocorre devido a Biodiversidade, vários cientistas estudam para desvendar este mistério tentando descobrir ao certo as origens e as diversidades de espécies de animais existentes.

O importante é conscientizar a população que isso é um desrespeito para com a natureza, divulgar ainda mais os projetos, como fazem o Greenpeace e o Projeto da Baleia Jubarte mantido pela Petrobrás, aumentar a fiscalização no caso dos tráficos de animais, fazer o possível para garantir a vida desses seres vivos, o Brasil é um país rico, devemos dá o exemplo à sociedade mundial, não deixar que o país seja explorado internacionalmente, ocasionando perdas e destruições dos seus ecossistemas.

Pollyanna Gomes

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a atitude de ibama por fazer o q toda a população mundial deveria fazer"cuidar dos animais".

parabens pela iniciativa!
até mais!