terça-feira, 17 de abril de 2007

A Educomunicação frente à comunicação comunitária


Grande parcela da população brasileira não tem acesso à educação de qualidade, fato que é mais acentuado nas comunidades pobres. Diante desta problemática, a educomunicação surge como alternativa para solucioná-la, ou ao menos amenizá-la.
A comunicação comunitária vem apresentando crescimento em nossa sociedade, conseqüência da necessidade de difundir a informação, sem exclusão. Ela se manifesta principalmente através das rádios e dos pequenos jornais, que retratam as notícias de interesse local.
Os líderes locais e demais colaboradores devem investir nesses veículos de comunicação, para que eles apresentem um conteúdo de qualidade, fazendo com que a educação se faça presente no cotidiano dos moradores da comunidade, o que os tornarão cidadãos cada vez mais críticos e com poder mais aguço de argumentação, além de levar à eles o conhecimento, entre outras vantagens.
Mais importante do que usar a educação para criticar a comunicação, é usar a comunicação para educar. A mídia é considerada alienável, mas, se os profissionais a utilizarem da maneira correta, ela pode se tornar um instrumento de inclusão.



Gabriella Guimarães


Gente esse texto foi escrito por gabi uma querida amiga, de idéias muito sensatas e oportunas. Gabriela é estudante de jornalismo da universidade estadual da Paraíba, em Campina Grande. Obrigado pela contribuição Gabi você será sempre bem vinda ao távola.

3 comentários:

Rayssa Medeiros disse...

Muito bom Gabi, de pleno acordo com vc!

Anônimo disse...

achei arretado :D

Pollyanna Gomes disse...

achei ótimo, muito criativo a escolha do tema gabriella, parabéns.