sábado, 14 de abril de 2007

O endeusamento da juventude


É fato que a juventude tem sim, seus encantos. Mas nos dias de hoje, o que vemos em toda parte são crianças e adultos que se recusam a aproveitar seu momento. A mídia, cada vez mais, muda seu padrão de idealização. Onde antes viam-se telenovelas e programas que colocavam a família como ideal de felicidade, hoje vêem-se seriados teen. A indústria americana, fatura milhões com filmes ambientados na “high school”, que são mais baratos de serem produzidos, e acertam em cheio um público ávido por viver uma vida “jovem” e cheia de aventuras.
A revolução social pela qual passamos, desobrigou-nos a casar, ter filhos; esse processo teve um efeito inegavelmente positivo, ao admitir novas formas de vida em sociedade. E prolongou o efeito “jovem” da solteirice. O grande problema, começa quando a mídia entra no jogo. Através de toda sorte de mensagens midiáticas, o que se vê são crianças vestidas como adolescentes, que não mais brincam de esconder, de roda ou de mamãe e filhinha. Crianças que possuem bonecas de cabelos coloridos, roupas brilhantes e slogans como “ela vai se acabar na pista”. O que se vê são adultos deprimidos, infelizes com a sua condição de serem adultos. E cada vez mais, jovens que não sabem o que fazer com toda essa euforia que envolve a juventude; jovens cada vez mais perdidos e frustrados, por que não entendem como podem ser jovens, e não se sentirem perfeitamente felizes o tempo todo. Parece que num tempo onde se “respeita e valoriza” a diferença, esqueceram de incluir a questão do momento como um ponto a ser considerado. Talvez se começarmos a reconhecer a beleza de cada idade, tenhamos uma sociedade mais equilibrada e menos distorcida.

por Rayssa Medeiros

4 comentários:

Unknown disse...

Vivemos numa sociedade que impõe o nosso jeito de pensar e agir. Temos que seguir determinados padrões culturais, sociais e intelectuais, caso contrário, seremos excluídos (as).
Isso é um absurdo, as diferenças precisam ser respeitadas, e elas são fundamentais para o crescimento do ser humano.

Anônimo disse...

Dá-lhe Jurandir Freire Costa!!!heheheheheh!!!

Pollyanna Gomes disse...

realmente rayssa, a verdade é cruel, mas jamais escondida, acho que nunca parei pra pensar o certo sobre esse assunto.

Caio Gomes disse...

bravo