quinta-feira, 19 de abril de 2007

Inclusão digital é inclusão social


Num mundo cada vez mais moderno assistimos à uma evolução espantosa da informação. È cada vez mais fácil se ter acesso a qualquer dado, de qualquer assunto, em qualquer lugar do mundo.
Em meio a tantas facilidades, um país como o Brasil se vê com o desafio de adequar o ensino público à essa nova realidade. Há muitos anos vemos discussões a cerca do que poderia ser feito para melhorar a qualidade do ensino público brasileiro, aliás, não só discussões como também projetos e tentativas que se perderam no caminho dos desvios e super faturamentos. Sabendo ainda que a educação é sim o caminho mais certo para o tão sonhado crescimento, não só econômico como principalmente social. A grande questão sempre foi como chegar a uma educação pública de qualidade com tantos problemas existentes? Evasão escolar, sucateamento dos prédios, falta de capacitação para os professores e propostas pedagógicas ultrapassadas sempre foram os maiores problemas do ensino público no Brasil.
Com a elaboração de programas sociais que visam remunerar as famílias pobres que mantiverem seus filhos na escola, o governo visa resolver a curto prazo a evasão escolar, com verbas especiais para projetos como o PETI e o FUNDEB melhorar a estrutura física e pedagógica, além de garantir ocupação para crianças pobres no horário extra escolar ajudando de quebra a erradicar o trabalho infantil. Todas essas iniciativas porém, não são suficientes, nem funcionam cem por cento considerando que de toda verba que sai dos cofres públicos destinados à esses propósitos mais da metade se perde até chegar ao seu destino. No entanto a tecnologia parece agora ser a luz no fim do túnel para as nossas crianças. O governo mostra-se convencido de que a inclusão digital pode sim ser a solução para boa parte dos problemas da nossa educação. Numa nova realidade onde as escolas publicas estivessem corretamente inseridas na era da informação digital, é possível imaginar crianças carentes com o mesmo acesso a todo o tipo de informação assim como crianças de escolas particulares sempre tiveram. Mais que inclusão digital, essa mudança acaba representando inclusão social. È dar a crianças pobres a oportunidade de lutar em pé de igualdade por oportunidades profissionais. Começando pela disputa no ingresso de universidades públicas sem a necessidade de cotas, que mais discriminam que qualquer outra coisa.
É claro que não basta apenas equipar as escolas com computadores para promover toda essa revolução, mas é preciso ensinar e capacitar de vez os professores para lhe dar com essa nova realidade. Talvez a inclusão digital seja a solução que sempre se procurou para impulsionar o país rumo ao tão sonhado desenvolvimento.

Um comentário:

Unknown disse...

A inclusão social não se limita apenas ao bolsa-família, ao fome zer, entre outro programas assistenciais!!
Vivemos em um mundo cada vez mais digitalizado, e quem está fora dele encontra-se excluído!!
Se faz cada dia mais necessário que um número maior de pessoas tenham acesso à digitalização!!
A inclusão digital é mais uma alternativa de inclusão social!!